Como a escola se prepara para receber?

Posted by & filed under .

Simone Lima, de 43 anos, é professora de língua portuguesa da rede pública estadual. Graduada na década de 1990, ela encontrou um novo desafio pedagógico nos últimos anos: a presença constante de adolescentes com deficiência em sala de aula. Se antes eles eram atendidos apenas em instituições especializadas, agora é cada vez mais comum ter… Read more »

SELENE PENAFORTE

Posted by & filed under .

Amparada por larga experiência em pesquisas sobre educação inclusiva, a professora Selene Penaforte é uma das principais referências na área, no Ceará. Com autonomia no segmento, ela é atualmente membro do Conselho Estadual de Educação. Na década de 1990, quando ainda se tinha uma visão limitada sobre inclusão, Selene iniciou seus trabalhos na área e… Read more »

Creaece

Posted by & filed under .

É no Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Estado do Ceará (Creaece) que existe um dos trabalhos mais relevantes para famílias de crianças com deficiência e profissionais da rede pública de ensino. Localizado no Bairro de Fátima, o local é amparado em três pilares: atendimento, formação e produção. Conforme explica Caroline Lima… Read more »

Um ofício que é paixão

Posted by & filed under .

Há 12 anos, quando Jackson Mendonça Soares começou a carreira como professor de Geografia, não havia a demanda de inclusão presente hoje. Os tempos eram outros, e boa parte dos alunos com deficiência ainda ficava restrita a instituições de cuidado específico. Mas as matrículas deles em escolas regulares cresceram vertiginosamente após a sanção de novas… Read more »

Os múltiplos afetos da sala de aula

Posted by & filed under .

Entre todos os pais, especialistas e profissionais da educação consultados pelo O POVO, houve um consenso: os alunos de escolas regulares acolhem e respeitam os alunos com deficiência. Sem preconceito e sem medo. Eles apenas convivem e fazem de tudo para que os colegas se sintam confortáveis. Brenda Castro Alves, 35 anos, produtora de eventos, colocou a… Read more »

Todos juntos por uma educação inclusiva!

Posted by & filed under .

O papel dos pais – Apoiar os filhos com deficiência em suas particularidades e circunstâncias. – Dialogar com os professores sobre a evolução dos alunos e as tarefas desenvolvidas. – Buscar atendimento especializado com fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e psicopedagogos quando necessário. O papel dos professores – Pensar atividades que contemplem todos os alunos em… Read more »

Os desafios do sistema

Posted by & filed under .

Boa parte dos alunos que chegam ao Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Estado do Ceará (Creaece) é encaminhada por professores que acreditam no potencial de melhoria e na necessidade de acompanhamentos especializados. Somado a isso, as famílias têm, cada vez mais, acesso a informação por meio da imprensa, da internet e… Read more »