Qualidade do ensino é o desafio

Posted by & filed under .

A inclusão escolar não se encerra na matrícula. Isso deve estar muito claro entre professores, alunos e gestores. Para que a escola possa ser de todos, a atenção precisa se expandir para além do acesso. Esse é o desafio e, talvez, o caminho definidor entre uma sociedade que simplesmente integra e aquela que inclui. A… Read more »

REBECCA CORTEZ

Posted by & filed under .

Liderando a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência do Estado, Rebecca Cortez projeta um futuro no qual não será mais necessário falar em inclusão. As pessoas, ela diz, vão entender que o outro é apenas um indivíduo com particularidades. Enquanto esse tempo não chega, ela ajuda a colocar… Read more »

Plano Estadual da Educação.

Posted by & filed under .

O Plano Nacional de Educação (PNE) orientou a criação de outros documentos que determinem estratégias para o ambiente escolar. No Ceará, não foi diferente. Desde junho, o Plano Estadual de Educação (PEE) passou a servir como espécie de baliza para as atividades de instituições de ensino públicas e privadas que buscam alcançar avanços na educação…. Read more »

O que diz o Plano Estadual da Educação?

Posted by & filed under .

Estratégias: ATENDIMENTO – Garantir escolarização de qualidade na rede regular de ensino, com o Atendimento Educacional Especializado (AEE). – Ampliar o número de Salas de Recursos Multifuncionais em escolas urbanas, do campo, indígenas, de comunidades quilombolas e de povos tradicionais. – Garantir que a educação especial seja integrada à proposta pedagógica da escola já no… Read more »

A busca da autonomia

Posted by & filed under .

Pensar no futuro de Lucas Martins, de 14 anos, é sempre encarar a autonomia como um caminho. Nunca foi diferente. Desde que descobriu que o filho tinha autismo, a professora Isabel Martins Pinto, de 46 anos, buscou de todas as formas mostrar para si e para o mundo que Lucas pode ser o que ele… Read more »

Agenda 2030. Educação inclusiva é uma das metas da ONU

Posted by & filed under .

A garantia de uma educação inclusiva e equitativa está entre as metas da Agenda 2030, estabelecida pela Organização Nacional das Nações Unidas (ONU). O objetivo é que, até o ano de 2030, os países que integram a organização possam criar políticas públicas que garantam as 17 metas propostas pelo documento. De acordo com Rebeca Otero,… Read more »

Desafios para inclusão

Posted by & filed under .

Da Constituição de 1988 para cá, a educação inclusiva no Brasil teve avanços consideráveis na legislação e nas políticas públicas. Apesar de amparada por lei, a inclusão nas escolas ainda precisa de ajustes desafiadores dentro da proposta pedagógica de integração de todos, que passa pelo respeito às diferenças, sistema de ensino competitivo, formação de professores… Read more »

Olhar estrangeiro sobre a inclusão

Posted by & filed under .

Especialista na área de educação inclusiva, o canadense Jean-Robert Poulin trouxe um olhar estrangeiro para o segmento do ensino no Brasil. Após 35 anos atuando em pesquisas na área de psicopedagogia em seu país de origem, Poulin aceitou o convite de professores da UFC para uma pesquisa sobre os processos de transformação de uma escola… Read more »