DIREITOS GARANTIDOS

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Desde 6 de julho de 2015, quando a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) foi sancionada, as pessoas com deficiência passaram a ter um instrumento unificado para assegurar e respaldar direitos básicos que, até pouco tempo atrás, vinham sendo negados. São premissas legais que garantem o acesso a bens da cultura, equipamentos de esporte, transporte público,… Read more »

Entrevista – Hugo Porto

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  O POVO – Qual foi o maior ganho, do ponto de vista legal, obtido na última década? Hugo Porto – Com a entrada em vigência da Lei Brasileira da Inclusão, a LBI, no começo deste ano, veio consolidar um sistema legislativo que envolve outras normas nacionais. Desde a década de 1990, temos uma evolução positiva… Read more »

Atendimento Educacional Especializado

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Todos os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação têm o direito de ter acompanhamento específico na escola em que estudam. O atendimento deve ser realizado por profissionais capacitados para reconhecer dificuldades e encontrar estratégias de ensino que auxiliem o desenvolvimento do estudante. É o chamado Atendimento Educacional Especializado (AEE), que é… Read more »

Dedicação

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A ideia de que a escola é um lugar para reunir as diferenças e não separá-las sempre esteve na vida de Fernanda Cavalieri, 35 anos. O assunto começou a se tornar parte do cotidiano da pedagoga ainda na faculdade, quando ela resolveu pesquisar sobre a educação inclusiva. Tempos depois, estava orientando alunos com deficiência em… Read more »

O que diz a LBI?

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1) Qual o conceito de pessoa com deficiência? Aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.   2) A deficiência não afeta a… Read more »

As diferenças de cada um

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Deficiência Física: alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, comprometendo a função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, entre outros.   Deficiência Auditiva: consiste na perda bilateral, parcial ou total, de… Read more »

REALIDADE LOCAL

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Embora diversas legislações, recentes e antigas, garantam o pleno ingresso de crianças e adolescentes com deficiência nas instituições de ensino, ainda há múltiplos obstáculos para serem enfrentados. Das dificuldades na matrícula ao desinteresse de profissionais, da estrutura física à ausência de intérpretes. Muito do que está previsto nas normas ainda não foi efetivado no cotidiano… Read more »

Educação para todos

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Mais do que agregar conhecimento, a escola tem a função de reunir ideias, visões de mundo e todas as formas de ser gente. Na sala de aula, os alunos têm a chance de aprender o conteúdo formal, mas também de exercitar algo muito próprio da vida em sociedade: a convivência com o diferente. Pensar em… Read more »