desktop

Sobre o programa

O POVO QUER SABER, a gente vai atrás de responder. Em sua 20º edição, O POVO QUER SABER traz para o centro da discussão importantes temas da atualidade. A cada programa, um assunto diferente respondido por especialistas. De forma rápida, fácil e descomplicada. Para aquelas pautas de maior complexidade e que precisam de mais tempo, as lives O POVO QUER SABER aprofundam o assunto.

Aqui, você não fica desinformado!

A partir do dia 06 de novembro, você confere na programação da Rádio O POVO CBN, nas redes sociais do O POVO e aqui, no canal digital do projeto, todos os conteúdos.

Temas principais

1 – O racismo perverso de cada dia no Brasil

2 – Povos Indígenas – Tradição e cultura dos povos originários no Ceará

3 – Hidrogênio Verde – O protagonismo do Ceará na questão ambiental

4 – Vendas: você escuta seus clientes?

5 – Sexo e fetiche: onde ficam o amor e o prazer nas relações humanas?

Lives

Episódio 01

O racismo perverso de cada dia no Brasil

Racismo, é possível reverter esta chaga? Este foi o tema escolhido para abrir as lives do O Povo Quer Saber 2023 não só por estarmos em novembro – mês da Consciência Negra, mas por entendermos a importância de discutirmos esse tema em todos os espaços. Num país onde 56% da população é negra e estes números não se refletem em representatividade nos espaços de poder, é ainda mais urgente lançarmos luz à questão.

O racismo nosso de cada dia: é possível reverter essa chaga?

De ordem estrutural, o problema não tem uma resposta simples. Para Vera Rodrigues, professora do programa associado em antropologia da Unilab/UFC, é preciso sair do lugar da boa vontade para o lugar da vontade política, e essa vontade se concretiza em políticas públicas

Episódio 02

Povos Indígenas - Tradição e cultura dos Povos Originários do Ceará

No centro do debate desta live do projeto O Povo Quer Saber, a cultura e as tradições dos povos indígenas do Ceará. Você conhece sobre os costumes dos nossos povos originários?

A cultura e a tradição dos povos indígenas do Ceará

Extintos por mais de 100 anos da história oficial do Ceará, os povos indígenas que habitam o estado são símbolo da luta e resistência que tecem a cultura e as tradições dos nossos povos originários. Juliana alves, Cacika do povo Jenipapo-Kanindé e secretária dos Povos Indígenas do Ceará, é quem fala dessa relação.

Episódio 03

Hidrogênio Verde: o protagonismo do Ceará na questão ambiental

Neste live OPQS vamos falar sobre o combustível do futuro: o hidrogênio verde. Afinal, o Povo Quer Saber: porque o Ceará saiu na frente nessa corrida? Além da posição estratégica, nosso estado é um ótimo produtor de energias renováveis, como a eólica e a solar. Também, com um sol pra cada um, né? Confira o papo com especialistas no assunto e saiba mais sobre o protagonismo do Ceará na questão ambiental a partir da produção do H2V.

Combustível do futuro: hidrogênio verde

Além da posição estratégica, nosso estado é um ótimo produtor de energias renováveis, como a eólica e a solar. Quem explica melhor sobre os motivos do Ceará ter saído na frente na corrida da produção do H2V é o professor de engenharia metalúrgica e de materiais da ufc, Enio Pontes de Deus.

Episódio 04

Vendas: você escuta seus clientes?

Esta live OPQS é pra você que tem um negócio e precisa aprimorar sua escuta ao cliente. Elemento primordial para o sucesso, saber ouvir e interpretar o que seu consumidor diz pode ser o ingrediente que está faltando para sua empresa chegar mais longe. Afinal, se para 94% dos brasileiros um bom atendimento é fundamental, não dá pra ignorar o que seu cliente fala, né? Clica aí e confira dicas imperdíveis para te ajudar não só a ouvir como a utilizar essas informações.

Você ouve seu cliente?

Longe de ser uma mera cortesia, ouvir o cliente é a base onde os negócios de sucesso são construídos, considere esta voz uma espécie de farol. É o que defende o especialista no assunto W. Gabriel. Ouça o que mais ele tem a dizer sobre o assunto.

Episódio 05

Sexo e fetiche: onde fica o amor e o prazer nas relações humanas?

O desejo é conflituoso porque a sexualidade é complexa. Para dar conta dessa complexidade, nesta live OPQS vamos trazer o tema para o centro da discussão. Vamos bater um papo gostoso demais sobre amor, prazer, sexo e fetiche?

Onde fica o amor e o prazer nas relações humanas?

Se organizar direitinho, todo mundo entende sobre o assunto e deixa tudo mais gostoso. A sexóloga, Zenilce Bruno, é quem lança uma luzinha sobre esses dois importantes elementos dentro da relações humanas 

PATROCÍNIO

SESI-B
SENAI
alce-b

REALIZAÇÃO

OPOVO-CBN-B
OPOVO-B