Editorial


A escola que cresce junto

Na busca por uma escola que ajude na educação do filho, os pais querem muito mais do que aula. Querem que o filho seja acolhido, bem recebido e cuidado em suas diferenças e singularidades. Em suas especificidades e limitações. Como todo aluno – com ou sem deficiência. E, para isso, é necessário que haja um suporte pedagógico pleno capaz de atender ao aluno e despertar suas potencialidades.

Não é fácil, no entanto, para o professor deparar em sala de aula com um aluno que precisa de uma atenção maior, que carece de um cuidado específico. Por vezes, o docente precisa dedicar-se à busca de recursos metodológicos que o ajudem a envolver o aluno e permitir a ele o prazer da descoberta, com respeito ao tempo de cada um. É essa iniciativa, uma estratégia pedagógica diferenciada, que caracteriza a inclusão.

Especialistas são enfáticos ao afirmar que o apoio educacional é fundamental. É na escola, muitas vezes, que os pais procuram auxílio quando não sabem a quem recorrer. É por isso que as práticas pedagógicas devem ser cuidadosamente realizadas, abarcando não somente professores, mas toda a equipe que faz parte do universo escolar. Se chamamos de inclusão, é porque há exclusão, lembram os estudiosos do assunto. Que possamos, cada vez mais, amainar os efeitos perversos dessa discriminação e promover a socialização, o bem-estar, o crescimento mútuo.

 

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