Transformar a realidade
Ter uma sociedade inclusiva significa muito mais do que colocar o aluno dentro da sala de aula regular ou universalizar o ensino. Significa apoiar a pessoa com deficiência em todos os âmbitos, fornecendo as condições necessárias para que a cidadania se expresse em sua plenitude. O Poder Público tem papel fundamental nesse processo ao garantir ações que promovam resultados eficazes e eficientes para uma sociedade mais acolhedora.
Não basta, no entanto, criar legislações diversas que teorizem acerca de determinações que não são exequíveis. O ideal é fornecer subsídios para que essa construção rumo à inclusão total se dê cotidianamente – mesmo que aos poucos. Afinal, todos são iguais diante da lei, mas há alguns que necessitam de atendimentos específicos, e o Poder Público deve garantir os subsídios para que não lhe faltem os direitos básicos, principalmente os compromissos firmados na Constituição Federal de 1988.
Há muitos avanços a serem celebrados – é preciso que se ressalte. Os direitos já garantidos, a disseminação do conhecimento sobre a inclusão e a convivência com o diferente são conquistas que, paulatinamente, tomam a sociedade por um impulso que a faz querer mais. E é esse impulso que deve unir família, escola e Poder Público num só pensamento: transformar a realidade.