O projeto “Cultura em Movimento” se propõe a fortalecer o ecossistema cultural e estimular sentimento de pertença do povo cearense ao valorizar produções culturais em diversas linguagens artísticas.
De forma multifacetada, o projeto passeará pelas expressões culturais. O audiovisual será representado por nomes como Karim Aïnouz e Gilmário Arôxa e coletivos como o Alumbramento. Na música, o projeto destacará desde os sons contemporâneos de artistas como Lorena Nunes e Mateus Fazeno Rock, até os ritmos tradicionais de grupos, como os mestres da cultura popular do Cariri.
As artes plásticas ganham expressão por meio de artistas como Sérvulo Esmeraldo (do Crato) e Efigênia Rolim (Fortaleza), em diálogo com novas gerações de artistas visuais. Já a arte popular será celebrada com figuras como Mestre Noza (Juazeiro do Norte) e as rendeiras da Prainha (Aquiraz), além de festas como a de São Francisco (Canindé).
Os equipamentos culturais de Fortaleza também estarão em evidência por meio de uma série de vídeos que destacam sua programação e aspectos históricos. Faremos um passeio por locais como o Theatro José de Alencar, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Museu da Imagem e do Som, a Estação das Artes, a Pinacoteca do Ceará e o Centro Cultural Bom Jardim, com o objetivo de promover esses espaços e ampliar o acesso do público às atividades oferecidas.
Mais do que divulgar, o projeto quer contagiar, inspirar e transformar o modo como a cultura é vivida, celebrada e compartilhada no Ceará.