Projeto do O POVO ressalta o empreendedorismo de empresas cearenses

Conhecido por suas belezas naturais, que estimulam o turismo de lazer, o Ceará também manifesta sua força no empreendedorismo. É um estado competitivo e criativo que ocupa posição de destaque no ranking nacional do PIB. 

A fim de dar visibilidade ao desenvolvimento cearense, O POVO lança o projeto “A Força do Ceará: histórias do empreendedorismo no Estado”, que contará a história de quatro empresas cearenses com destaque reconhecido em seus ramos de atuação: North Shopping, Sangati Berga, Frutã e Grande Moinho Cearense.

A partir de reportagens especiais, documentário e live, o público poderá saber mais sobre a história e a atuação da empresa. Todo o conteúdo estará disponível neste site. 

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EMPRESA XXX

Undada em 2002 na cidade de Jaguaribe, cerca de 282km de Fortaleza, a Agroindústria de Frutas Tropicais Diógenes Ltda (Frutã) foi criada a partir da vontade de uma família de gerar empregos de forma sustentável. Assim surgiu uma das primeiras fazendas de fruticultura da região que, em 2007, tornou-se a primeira indústria de polpas de frutas pasteurizadas no Ceará

Excelência no produto e no investimento industrial

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307 funcionários | 218 terceirizados

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Quem faz o GMC

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Documentário

Undada em 2002 na cidade de Jaguaribe, cerca de 282km de Fortaleza, a Agroindústria de Frutas Tropicais Diógenes Ltda (Frutã) foi criada a partir da vontade de uma família de gerar empregos de forma sustentável. Assim surgiu uma das primeiras fazendas de fruticultura da região que, em 2007, tornou-se a primeira indústria de polpas de frutas pasteurizadas no Ceará

Live

Undada em 2002 na cidade de Jaguaribe, cerca de 282km de Fortaleza, a Agroindústria de Frutas Tropicais Diógenes Ltda (Frutã) foi criada a partir da vontade de uma família de gerar empregos de forma sustentável. Assim surgiu uma das primeiras fazendas de fruticultura da região que, em 2007, tornou-se a primeira indústria de polpas de frutas pasteurizadas no Ceará

NORTH SHOPPING FORTALEZA

“Nortão” vai além do varejo e dos próprios muros. Empreendimento foca na experiência do cliente e investe na melhoria do entorno

31 anos de North Shopping Fortaleza

A história do primeiro shopping da Zona Oeste da Capital e um dos mais antigos da cidade já soma três décadas. O North Shopping Fortaleza, ou Nortão, como foi carinhosamente apelidado, celebra 31 anos com os mesmos valores de 1991: incentivar o empreendedorismo cearense e criar uma relação com a comunidade que vai muito além do varejo. Tendo a frente a Ancar Ivanhoe, o empreendimento se molda às tendências e demandas do público, buscando entregar, acima de tudo, uma experiência única a quem o visita.
 
Quem vê o North Shopping Fortaleza nos dias de hoje não imagina que ele começou como um street center, supermercado com uma galeria de cerca de 20 lojas. Quando, em 2014, a Ancar Ivanhoe passou a gerir 100% do negócio, uma nova etapa na história do Nortão foi iniciada.
 
Em 2022, o empreendimento trouxe mais 51 operações para seu mix, entre elas o restaurante Coco Bambu, caracterizando o primeiro da região Oeste de Fortaleza. Sozinha, essa operação gerou cerca de 150 vagas diretas e indiretas de emprego. Até o final do ano, o Nortão deve chegar a 61 novos espaços de comercialização, ofertando cerca de 470 vagas de emprego.
 
Superintendente do North Shopping Fortaleza, Paulo Alencar destaca a preocupação com os desejos do público e a representação cearense como parte fundamental da identidade da empresa. Sempre realizando pesquisas para identificar a demanda dos clientes, tanto relacionado ao lazer como às lojas, a equipe apresenta a inquietação constante de estar levando novidades e grandes marcas para a região.
 
“Desde o início, temos um laço forte com as marcas cearenses. A gente acredita na força do empreendedorismo e através de investimentos em novas operações a gente acaba trazendo uma geração de empregos muito forte. Nossa identidade é baseada nas relações construídas ao longo de todos os anos. O cliente tem o Nortão como extensão de casa”, garante Paulo.
 

Nortão e a comunidade

O cuidado do North Shopping Fortaleza com o relacionamento com o público transborda para além dos muros do empreendimento. Com forte ligação com seu entorno, a empresa tem realizado ações em diversas frentes ao longo dessas três décadas.
 
São apoiados projetos de entidades filantrópicas e de assistência, como o movimento Remes (Rede de Mulheres Empreendedoras Sustentável). Além disso, instituições locais como o Instituto dos Cegos e o Lar de Idosos Olavo Bilac são parceiros da marca.
 
O shopping promove, ainda, contato com artistas cearenses em exposições, murais, apresentações musicais e outras formas de arte.
 
O impacto dessa relação com o entorno e a comunidade pode ser observado no crescimento imobiliário da região ao longo dessas três décadas. Segundo Paulo Alencar, este ano os arredores do shopping ganharam 2 mil novas moradias.
 
“A relação com a comunidade vai além de locar espaços e vender produtos. Entendemos que esse entorno precisa estar bem e temos um papel fundamental nisso. O North Shopping Fortaleza é cearense e tem muito orgulho de ser cearense”, destaca o superintendente.
 
Para além do varejo
O comportamento do consumidor de hoje não é o mesmo de décadas atrás. Isso é o que guia a equipe do North Shopping Fortaleza na tarefa de atender às necessidades do seu público. Atualmente, oferecer um mix de varejo não é mais suficiente. É necessário investir em experiência.
 
“A planta do shopping center é viva, ela muda a cada ano. O shopping não pode ser encarado como um centro de compras, mas de convivência. A ideia é encantar o consumidor e cuidar do conforto nos mínimos detalhes, como iluminação e temperatura”, aponta Paulo.
 
Com um mix completo de varejo, serviços de lazer e gastronomia, o Nortão oferece opções como academia, clínicas e restaurantes, colocando o cliente no centro e buscando atender às mais diversas necessidades.
 
Um exemplo de aproximação com o público foi a criação da mascote Zoe, no aniversário de 30 anos do shopping. O personagem, que foi criando vida junto aos clientes, foi caracterizado como sendo de baixa visão e é embaixador dos projetos de sustentabilidade, abrindo um diálogo sobre os temas não só com o universo infantil, mas com o público em geral.
 
De acordo com a gerente de marketing do shopping, Lia Carvalho, a equipe trabalha a todo momento para garantir que o encantamento esteja em cada detalhe. “O encantamento vai de grandes a pequenas coisas. A gente tem uma equipe por trás, o shopping não fecha, e esse olhar precisa estar cada vez mais aguçado. A gente treina todo dia para encantar o cliente”, destaca.

Documentário

Undada em 2002 na cidade de Jaguaribe, cerca de 282km de Fortaleza, a Agroindústria de Frutas Tropicais Diógenes Ltda (Frutã) foi criada a partir da vontade de uma família de gerar empregos de forma sustentável. Assim surgiu uma das primeiras fazendas de fruticultura da região que, em 2007, tornou-se a primeira indústria de polpas de frutas pasteurizadas no Ceará

Live

O projeto A Força do Ceará entra no universo do varejo com o North Shopping Fortaleza, que há 31 anos chegou ao endereço da Avenida Bezerra de Menezes e também está no Jóquei e em Maracanaú. O Via Sul Shopping também faz parte da rede. A jornalista Paula Lima conversa com Paulo Alencar, superintendente, e Carlos de Júlio, superintendente regional do shopping.

SANGATI BERGA

Empresa consagrada no setor de trigo, Sangati Berga se moderniza para adentrar em outros mercados e levar nome do Ceará para o mundo

Tradição com olhar para o futuro

A década de 90 foi um marco para a história da moagem no Brasil. Foi quando, pela primeira vez, empreendedores do segmento puderam começar a comprar e moer trigo livremente, após anos de monopólio por parte do Governo Federal, conta Pedro Pereira, diretor de tecnologia e inovação da Sangati Berga S/A. Foi também nesta época que a empresa, antes intitulada Sangati do Brasil, passou por um processo de reformulação e iniciou uma série de avanços que se desenvolve até os dias de hoje.
 
Sob direção de Pedro, Ricardo Pereira e Luca Baldasso, desde 1992 a Sangati Berga é uma empresa 100% brasileira, e atua principalmente na fabricação, comercialização e automação de equipamentos para o setor produtivo do trigo. As máquinas da empresa também são direcionadas para outras indústrias, a exemplo da de milho, arroz, café, malte e soja. Aos poucos, a companhia também começa a adentrar em outros mercados, como o de energia e de mineração.
 
“Há uma perspectiva muito positiva da reaproximação do Brasil das grandes economias mundiais, o que deverá fomentar novos mercados e novos negócios. Estamos paulatinamente nos preparando para atender novos setores onde já temos algumas realizações, como o de mineração e a área de etanol a partir do milho”, explica Pedro Pereira.
 
Ao contrário de outros setores, a crise foi responsável por um incremento em muitas cadeias de produção do setor. De acordo com Pedro, no início da pandemia, o consumo de pães, massas e biscoitos cresceu 15% no Brasil, contribuindo para o avanço da indústria de moagem.
 
Apesar do desafio para realizar viagens, concluir a negociação de contratos e do aumento no valor da logística e da matéria-prima – além da queda do consumo pós-lockdown – o saldo foi positivo para o segmento, que se modernizou para continuar em evolução, um movimento que é contínuo e ultrapassará a crise.
 

“Aqui na Sangati, temos projeções bem promissoras para os próximos anos. Temos um departamento de desenvolvimento que está continuamente estudando como modernizar nossos equipamentos, adequando-os às normas NR-10 e NR-12 e às novas medidas sanitárias para máquinas de alimentos”, destaca Pedro. Recentemente, a empresa também recebeu a recertificação da ISO 9000, que recebe desde 2007 pelo padrão de qualidade.

Ceará lidera setor no Nordeste

Em setembro de 2022, no Congresso Internacional da Indústria do Trigo, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes, afirmou que o Brasil está no caminho para a autossuficiência no que diz respeito à produção e exportação do grão, um dos pilares da cadeia industrial do País.
 
No Nordeste, segundo Pedro Pereira, o Ceará é um dos estados determinantes neste sentido. “Os três grupos que temos aqui – M. Dias Branco, J. Macêdo e Moinho Cearense – têm uma capacidade de moagem instalada de cerca de 4.500 toneladas/dia de trigo, o que representa em torno de 34% da capacidade de moagem instalada da Região”, destaca.
 
Acompanhando a relevância da produção de grãos brasileira, a Sangati Berga, por ser uma empresa que fornece moinhos completos para diversas indústrias, tem se destacado no mercado nacional e internacional. A marca atua em mais de 30 países, sobretudo na América Latina e do Norte, e hoje tem mais de 300 funcionários. “Nosso intuito é contribuir não somente com os impostos gerados e nossas operações, mas também como divulgadores da nossa origem”, conclui Pedro. 

Documentário

Sob direção de Pedro Pereira, Ricardo Pereira e Luca Baldasso, desde 1992 a Sangati Berga é uma empresa 100% brasileira, e atua principalmente na fabricação, comercialização e automação de equipamentos para o setor produtivo do trigo, além de maquinário direcionados para outras indústrias, a exemplo da de milho, arroz, café, malte e soja. Saiba mais sobre essa história:

Live

Projeto A Força do Ceará entra no universo da indústria da moagem com a Sangati Berga, que atua na fabricação, comercialização e automação de equipamentos para o setor produtivo do trigo, além de maquinário direcionados para outras indústrias, a exemplo da de milho, arroz, café, malte e soja.

FRUTÃ

Saudável, ecológica e social, marca investe em talentos locais e segurança alimentar

Frutã leva o melhor de Jaguaribe para o mundo

Fundada em 2002 na cidade de Jaguaribe, cerca de 282km de Fortaleza, a Agroindústria de Frutas Tropicais Diógenes Ltda (Frutã) foi criada a partir da vontade de uma família de gerar empregos de forma sustentável. Assim surgiu uma das primeiras fazendas de fruticultura da região que, em 2007, tornou-se a primeira indústria de polpas de frutas pasteurizadas no Ceará.

O produto logo atraiu a atenção de clientes com abrangência nacional e, em 2012, foi a vez de mudar a empresa para um parque fabril de maior porte. Em seguida, veio a busca por certificações e feiras internacionais, com o objetivo de alcançar o mercado externo. Atualmente, a empresa exporta seus produtos para países como Alemanha, Estados Unidos e Emirados Árabes.

Live

Fundada em 2002 na cidade de Jaguaribe, cerca de 282km de Fortaleza, a Agroindústria de Frutas Tropicais Diógenes Ltda (Frutã) foi criada a partir da vontade de uma família de gerar empregos de forma sustentável. Assim surgiu uma das primeiras fazendas de fruticultura da região que, em 2007, tornou-se a primeira indústria de polpas de frutas pasteurizadas no Ceará

GRANDE MOINHO CEARENSE

Há 58 anos no mercado de moagem e venda de farinha de trigo, o Grande Moinho Cearense se destaca como uma das principais empresas do segmento no Brasil

Excelência no produto e no investimento industrial

Uma das bases da alimentação mundial, a farinha de trigo é matéria-prima para uma infinidade de produtos. Do pãozinho matinal às massas e doces de todo tipo, a história do alimento remonta a milênios atrás. No Ceará, o Grande Moinho Cearense (GMC), uma das principais empresas do segmento de moagem e venda de farinha de trigo no Brasil, atua para conquistar cada vez mais o mercado nacional.

Fundado em 1959, mas iniciando sua atuação somente em 1963, o GMC se moldou às mudanças no cenário externo da produção de farinha e adaptou os itens para alcançar um público cada vez mais amplo. Conforme Roberto Schneider, diretor-presidente da empresa, o Brasil possui demandas específicas que diferenciam os produtos fabricados aqui dos de semelhantes em outros países. Uma realidade comum no Brasil, comenta Roberto, são pessoas que já nasceram “dentro de uma padaria”, em negócios de família.

Então, como forma de facilitar a produção diária dos pães, as farinhas são elaboradas com um blend de trigos , que simplificam a produção de pães e diversos outros produtos. “Temos que fornecer farinhas de altíssima qualidade que facilitam a vida do padeiro.” Em comparação, na Argentina, explica, é comum que os profissionais trabalhem com farinhas sem aditivos, o que demanda maior investimento de tempo dos padeiros.

A principal marca da empresa é a farinha de trigo Dona Maria, com opções domésticas, Industriais, farinhas especiais e misturas para bolos. Além disso, são do Grande Moinho Cearense as marcas Carijê, Branquinha e Cearense. Outros subprodutos são os farelos de trigo Velídia e Catahu. Mas é a farinha de panificação de 50 kg que detém mais de 80% do consumo.

Na pandemia, o cenário se inverteu um pouco, porque, com as panificadoras fechadas, as pessoas passaram a fazer o pão em casa, segundo Roberto. “Houve neste período de pandemia um crescimento muito grande da farinha doméstica e uma queda da farinha de panificação. Isso foi uma mudança não no volume total, mas no tipo de farinha que a gente fabrica. Depois, voltou ao normal, a farinha doméstica deve representar aproximadamente 10% das farinhas totais.”

Trigo

O Grande Moinho Cearense é umas das únicas empresas no Brasil que compra trigo canadense, o melhor do mundo e também de maior custo. Isso faz com que o rendimento da farinha seja maior. Um saco de 50 kg de farinha Dona Maria rende aproximadamente 1.230 pãezinhos, cerca de 3% a 5% acima da média de mercado, levando em consideração um pão de tamanho padrão – 50g.

Mercado

A empresa atua em todos os estados das regiões Nordeste e Norte, com exceção de Tocantins, e em parte do Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro), além de Goiás, no Centro-Oeste. “Não existe nenhum moinho no Brasil com raio de distribuição tão grande (4 mil km)”, afirma Roberto Schneider. A matéria-prima vem de países como Canadá, Estados Unidos, Argentina e Rússia. Essa variedade, explica Roberto, resulta em blends de trigo de diferentes origens.

Quem faz o GMC

Em 1992, foram adquiridos os primeiros moinhos automatizados da empresa, que aumentaram a produção de 280 para 500 toneladas/dia. Até então, o processo de moagem era realizado via acionamento manual.

O processo de modernização alterou funções como a do gerente de produção Christiano Lima, que na época era moleiro. “É uma empresa respeitosa, ela desenvolve as pessoas, seus talentos. Quando cheguei e foi comprado o projeto [do moinho automático], fiz treinamentos na Europa.”

Outro funcionário de longa data, Marcos Aurélio entrou na empresa há 25 anos, com experiência no setor industrial. Após realizar cursos e atuar em todas as áreas da indústria interna, chegou ao cargo atual, de gerente de manutenção. “Temos atenção da alta e média gestão. Isso, somado ao apoio e à autonomia sempre foi um fator motivacional importante”, compartilha o gerente.

Documentário

O Grande Moinho Cearense atua no mercado de alimentos, especialmente na moagem de trigo, e tem como uma de suas principais marcas a Farinha de Trigo Dona Maria. Fundado em 1959, mas iniciando sua atuação somente em 1963, o GMC se moldou às mudanças no cenário externo da produção de farinha e adaptou os itens para alcançar um público cada vez mais amplo. Conheça mais da história do GMC no documentário especial do projeto A Força do Ceará:

Live

A partir de reportagens especiais, documentário e live, como esta, o público poderá saber mais sobre a história e a atuação de grandes empresas cearenses. Vamos entrar no mercado de alimentos com o Grande Moinho Cearense, que atua especialmente na moagem de trigo, e tem como uma de suas principais marcas a farinha de trigo Dona Maria. Para esta live, a jornalista Paula Lima recebe dois executivos da empresa: o presidente, Roberto Schneider, e o diretor industrial, Carlos Augusto Neves.

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