Notícias

MÚSICA

Ednardo é atração do palco principal do Palco Vida&Arte neste sábado

(FOTO: DIVULGAÇÃO)

Os mais de 40 anos de carreira de Ednardo vão bem além de Terral, Beira-Mar, Carneiro e Pavão Mysteriozo. É certo que estes e outros hits arquitetaram a projeção nacional do cearense que, cedo, firmou parcerias com Fagner, Belchior, Augusto Pontes, Fausto Nilo, Brandão e outros nomes de peso do cancioneiro. Mas a obra do autor de Ingazeiras transcende os grandes sucessos mais celebrados pelo público Ceará afora. Estas muitas arestas que o trabalho de Ednardo coleciona em quatro décadas serão descortinadas em show gratuito que acontece hoje à noite durante o segundo e último dia do Palco Vida&Arte, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar.

Antes de se apresentar, o show de Ednardo ganhará um prelúdio estendido. As cantoras Ilya, Nayra Costa, Joana Limaverde e Giselle Tigre irão esmiuçar sucessos e “lados b” do compositor, antes mesmo de ele subir ao palco. “E olhe que eu tive de economizar na quantidade de músicas. Porque são mais de 40 anos dessa coisa toda. A gente fez um desenho musical em que estas intérpretes cantassem músicas conhecidas por todos, como, também, músicas que, às vezes, não entravam em shows, mas estão gravadas em discos”, explica. A direção musical do espetáculo fica por conta do guitarrista Mimi Rocha.

Entre as inéditas do repertório, está uma recente parceria de Ednardo com Zeca Baleiro, chamada Eu tô up to date, que ainda não foi gravada. “Tem Rede, Renda, Labirinto, uma música inédita minha, do Belchior e do Rodger Rogério. Eu apresentei uma única vez, inclusive, aqui no Ceará, na gravação do DVD de 40 anos de canções”, lembra.

Outras composições praticamente inéditas são Rock Cordel e Agreste Blues. Há ainda as que já têm história, mas não estão presentes nos shows realizados para públicos mais abrangentes. É o caso de Aurora, faixa que abre o disco coletivo Massafeira, lançado em 1980. Assinada por Ednardo e Belchior, a gravação original também é um encontro das duas vozes e foi lançada em obra que marca um movimento importante da música cearense.

No palco da Praça Verde, além de olhar para o passado, Ednardo encontra o presente, e segue olhando para a frente. Ele se junta a uma nova geração de cantoras (uma delas, a sua filha, Joana) que erguem carreiras, aqui, pelas bandas do Ceará. Ele conta que gosta deste movimento, destes encontros geracionais. Inclusive, o artista acompanha a forma como as novas gerações se apropriam de sua obra, tomando como exemplo os dez anos de carnavais que o bloco Luxo da Aldeia agita em Fortaleza. “Uma vez que a gente faz uma música, ela não pertence mais a você. A gente faz música é para as outras pessoas”, ensina.

PROGRAMAÇÃO

15h às 16h – Oficina de Material Reciclado

15h às 19h – Brincadeiras infantis e tabuleiro gigante

15h às 22h – Área gastronômica com chefs cearenses / Degustação de café e cervejas artesanais

15h às 22h – exposição fotográfica Fortaleza de Afetos

16h às 17h – Visita guiada ao MCC (Museu da Cultura Cearense)

16h às 17h – Oficina de fotografia com Iana Soares

16h às 17h – Vet Móvel e Microônibus SMS

16h às 16h30min – Teatro de fantoches: Esquadrão contra o Desperdício

16h às 19h – Educação ambiental e distribuição de mudas com Seuma e Sema

16h30 às 17h30min – Prática de Yoga Kids com Ayo Zen

17h às 18h – Oficina de Cultivo de cactus e suculentas em vasos

17h às 18h – Visita guiada à Multigaleria

17h30 às 18h30min – Espetáculo Autômato: Programado para Divertir!, com Orlângelo Leal (Dona Zefinha)

18h às 19h30min – Show Joana Limaverde, Nayra Costa, Ilya e Giselle Tigre cantam Ednardo
(direção musical: |Mimi Rocha)

SERVIÇO

Ednardo
Quando: hoje, às 20 horas Onde: rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema.
Gratuito.

CAMILA HOLANDA

Contatos

E-mail
palcovidaearte@opovo.com.br

Fale conosco
(85) 3254.1010

Acompanhe Palco Vida e Arte através das redes sociais:

Para dúvidas ou sugestões deixe sua mensagem: