Antônio da Costa Albuquerque Filho é graduado em Engenharia de Pesca e Mestre em Engenharia de Pesca com concentração em Aquicultura, ambos pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Além de possuir MBA em Gestão Empresarial pela Wyden/ Fanor.
Com mais de 20 anos de experiência na área da aquicultura (produção de organismos aquáticos, como peixes, moluscos, crustáceos, anfíbios, répteis e plantas aquáticas para uso do homem), o engenheiro desenvolveu trabalhos e pesquisas em fazendas de algas marinhas, ostras, peixes e camarões, atuando, ainda, na área técnica e comercial fornecendo insumos para aquicultura nas regiões do Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão.
Desde 2011, Antônio atua na gestão setorial da aquicultura e desenvolvimento de relações institucionais por meio do cargo de secretário executivo da Associação Cearense de Aquicultores e Diretor Técnico da Associação Cearense de Criadores de Camarão (ACCC). Além de atuar como Secretário Executivo da Associação Cearense de Aquicultores (ACEAQ). No I Fórum do Agronegócio Cearense e sua Relação com a Crise Hídrica, Antônio da Costa Albuquerque Filho conversará com o público sobre o agronegócio cearense sob a ótica do setor produtivo.