Lucas Antônio de Sousa Leite é graduado em Agronomia e possui mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), além de possuir o título de doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Lucas começou suas atividades de gestão como chefe na Unidade de Execução de Pesquisa de Âmbito Estadual de Caicó-RN, onde atuou por dois anos. Além disso, ocupou por uma década os cargos de chefe da Assessoria-Técnico-Administrativa, de diretor-técnico e de diretor-presidente na Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte S/A EMPARN.
Atualmente Lucas é chefe geral da Embrapa Agroindústria Tropical Fortaleza. Mas sua história na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária é longa e se iniciou em 1976. Desde então, ele já desempenhou a supervisão de diversas áreas, tais como: Estudos dos Negócios Agroindustriais e Socioeconômicos; Comunicação Empresarial, Negócios Tecnológicos. Além disso, o agrônomo também foi chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, chefe adjunto de Comunicação e Negócios, chefe adjunto de Transferência de Tecnologia e, por fim, chefe geral.
Ao longo dos anos Lucas envolveu-se intensamente em processos de planejamento estratégico na Embrapa atuando em diversos comitês, grupos de trabalho e forças-tarefa envolvendo estudos de reestruturação ou aprimoramento de processos de gestão.
No I Fórum do Agronegócio Cearense e sua Relação com a Crise Hídrica, Lucas Antônio de Sousa Leite conversará com o público sobre o agronegócio cearense sob a ótica do setor produtivo.