Carlos Matos Lima já atuou na área de gestão empresarial e é sócio-diretor da Trainer Consultoria e Gestão Empresarial. Formado em administração pela Universidade de Fortaleza (Unifor), o deputado também é pós-graduado em Desenvolvimento Regional, pela Universidade de Barcelona e tem doutorando em Desenvolvimento Regional na mesma universidade.
Foi presidente da Associação Cearense de Avicultura (Aceav) entre 1992 a 1998. E ocupou a vice-presidência do Centro Industrial do Ceará (CIC) durante dois anos. Também esteve no comando da Secretaria da Agricultura Irrigada do Estado do Ceará, na gestão do então governador Tasso Jereissati e, durante esse período, implantou os programas AGROPOLOS, Caminhos de Israel e o Irriga Ceará. Em 2003, assumiu a Secretaria da Agricultura e Pecuária do governo de Lúcio Alcântara e durante sua gestão implantou os programas Sertão Vivo, Agente Rural e o Pasto Verde.
Como resultado do reconhecimento ao seu trabalho na agricultura, Carlos Matos foi escolhido presidente do Fórum dos Secretários de Agricultura do Nordeste e vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários de Agricultura nos anos de 2002 a 2006. Na Assembleia Legislativa é presidente da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras de Integração das Águas do Rio São Francisco.
No I Fórum do Agronegócio Cearense e sua Relação com a Crise Hídrica, Carlos Matos Lima falará aos convidados sobre promoção e políticas de desenvolvimento para o agronegócio cearense.