Editorial


Compreender para incluir

Um dos fundamentos da educação é formar pessoas que se respeitem, levando em consideração suas individualidades, diferenças e culturas. É preciso ter em mente, a todo instante, que a escola é um espaço heterogêneo em que os indivíduos e as diferenças se encontram – e, sim, precisam conviver. Quando surge a possibilidade de lidar com o diferente, eis que o desafio se impõe e a inclusão precisa ser promovida de forma harmônica, em que todos os atores envolvidos compreendam o processo e percebam a importância de apoiar o aluno com deficiência a eliminar barreiras.

Com a vigência da Lei 13.146/15, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), deu-se base jurídica para a afirmação dos direitos fundamentais das pessoas com deficiência. Tempo de celebrar, mas momento também de ratificar à sociedade que vivemos – ou deveríamos viver – em condições de igualdade, e isso significa ter acesso a todos os direitos que remetem a uma vida digna.

Não é tão somente desrespeito ignorar a legislação. É crime desobedecer aos dispositivos jurídicos e legais. Neste primeiro caderno do Especial Educação Inclusiva, traçamos um significativo panorama de todo o arcabouço legal referente à inclusão. Conversamos com profissionais que lidam diretamente com o assunto e contamos histórias de gente que viveu e vive a luta pela inclusão. Concluímos que é preciso, sobretudo, compreender para incluir.

Boa leitura!

 

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