Lucas Dorini é gerente Comercial dos POPULARES O POVO e BPOP – CE. Publicitário, pós graduado em Inteligência de Mercado. Experiência nas áreas de marketing, inteligência de mercado, projetos e planejamento comercial. Atuou no setor da construção civil e previdenciário. Há cinco anos trabalha na área de comunicação.
Ele respondeu algumas perguntas sobre a importância dos negócios online:
O que um empresário precisa conhecer para saber a importância do marketing digital?
O ambiente online se enraizou no cotidiano das das pessoas. Hoje, é nele que nos relacionamos com pessoas e marcas. É também, onde buscamos e encontramos produtos e serviços. Ou seja: uma marca sem possuir presença e comunicação online, é uma marca sem encontrabilidade digital e certamente está perdendo muitos negócios.
Qual a importância de saber como “trabalhar” as informações sobre os usuários de seu site. Como isso reflete no acompanhamento das vendas?
Aqui vão alguns dados importante a respeito do novo comportamento do consumidor:
• Brasil é o 4º país em número de usuários de internet, com 120 milhões de pessoas conectadas;
• Celular é o principal meio de acesso à internet no Brasil, onde 89% dos brasileiros conectados acessam a rede por smartphone;
• 90% dos consumidores pesquisam online antes de comprar em lojas físicas;
• Mais da metade das buscas na internet são realizados via o Google;
• 43% dos internautas fizeram mais compras online em 2017 e 89% realizaram pelo menos uma compra.
Como uma plataforma de gestão auxilia nessa presença na internet?
Existem seis dicas de marketing digital para pequenas e médias que buscam ampliar seu negócio. Afinal, elas também podem tirar muito proveito desta plataforma, tendo uma presença digital forte e focada em resultados.
1 – IDENTIDADE: você precisa criar para sua empresa um endereço eletrônico. Seja por registro de um domínio (exemplo: www.empresa.com.br) ou mesmo que seja em plataformas de blogs ou em serviços de hospedagem gratuitos.
2 – PRESENÇA DIGITAL QUALIFICADA: independente da plataforma que você escolher para possuir uma identidade, é fundamental que ela gere uma presença digital qualificada, se adaptando a todas as telas (desktop ou mobile), além de um layout bem elaborado.
3 – ENCONTRABILIDADE: todos os dias, milhões de pessoas buscam por produtos e serviços no Google. Além do tráfego orgânico para o seu site, você pode aumentar a visibilidade do seu negócio investindo em Google Adwords (aqueles links onde aparece a palavra “anúncio” quando realizamos alguma busca do Google).
4 – RELACIONAMENTO: estar constantemente em contato com as pessoas que estão buscando seu produto ou serviço na internet. Mas claro, sem ser invasivo e sempre com assuntos que possam gerar interesse para elas.
5 – MENSURAÇÃO: analisar o retorno obtido é fundamental para a identificação dos pontos positivos e negativos do planejamento de marketing. Assim, é possível realizar os ajustes necessários para melhorar a estratégia e os resultados. Uma das principais ferramentas para análise é o Google Analytics, que fornece dados de tráfego, número de visitas, taxa de rejeição, entre outras coisas.
6 – GESTÃO DE OPORTUNIDADE: não basta você conseguir “colocar” o lead (pessoas interessadas) para dentro do seu formulário. Fundamental que junto com sua plataforma digital, você tenha um painel para conhecer melhor as pessoas que estão entrando em contato com você e assim, poder ter inteligência competitiva na hora de vender.
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