Notícias

outubro rosa

Marca celebra mês dedicado à saúde da mulher

(FOTO: DIVULGAÇÃO)

No mês mundial de combate e prevenção ao câncer de mama, conhecido como Outubro Rosa, a Del Rio renova seu compromisso com as mulheres. Todos os funcionários da empresa – 90% de mulheres – portam no período o laço rosa da campanha e a marca também divulga mensagens nos totens e quadros de avisos da fábrica sobre o autoexame. As redes sociais e site da Del Rio estão ainda com o layout rosa e estimulam a conscientização contra a doença a partir da hashtag #umtoquederosa.

Com atualmente 11 unidades espalhadas pelo Brasil, a Del Rio começou a ser construída há 40 anos, com uma fábrica em Fortaleza. A marca, de acordo com a gerente de Estilo, Ana Claudia Gurgel, sempre está atenta em comunicar às mulheres a importância da prevenção ao câncer de mama. “A mulher é a rainha o ano inteiro, toda coleção está voltada para atendê-las. Nesse período, o que temos nas cores rosa acaba sobressaindo. É uma forma de publicar essa causa que é super importante, que está tão próxima da gente. Não tem ninguém que não conheça alguém com câncer de mama”, explica.

Dentro de casa
A chefe de produção da Del Rio na fábrica em Fortaleza, no bairro Serrinha, Aldenora da Silva Soares, 70, conseguiu superar o câncer de mama e hoje encampa essa causa. “Trabalho há 55 anos na empresa e, aqui, são 114 mulheres. Já estamos enfeitando tudo de rosa e teremos palestras com temas ligados ao Outubro rosa”, conta.

Aldenora fez a cirurgia de retirada de mama, em 2012, meses após a descoberta da doença. Ela conta que os 22 dias de recuperação pela cirurgia foram os únicos em que ficou afastada do trabalho. Mesmo durante os oito meses subsequentes de quimioterapia, ela continuou indo à fábrica porque sentia que era uma forma de interagir com as pessoas e não sofrer ainda mais. “Eu disse: ‘doutor, não me tire do meu trabalho. Se eu ficar em casa tenho certeza que entro em depressão’. Eu fazia quimioterapia às quintas. A gente volta para casa ‘morrendo’, mas eu procurava ser bem forte. No dia seguinte estava em pé, 6 horas da manhã, tomando banho para vir ao trabalho, ver as pessoas”, afirma.

Após os oito meses de quimioterapia, o tratamento contra o câncer de mama continuaria com medicação pelos próximos cinco anos. “Eu devo encerrar o meu em dezembro deste ano, já estou fazendo todos os exames. Eu acho assim, quando a gente pensa positivo, ajuda muito. O trabalho é um ponto muito positivo pra gente, mas antes a família, e o cuidado com a alimentação”, destaca Aldenora.

A Del Rio fará, no próximo dia 21 de outubro, evento para cerca de 3 mil funcionários e colaboradores, reforçando a campanha Outubro Rosa. A ação tem a parceria com o Grupo de Educação e Estudos Oncológicos situado em Fortaleza. Além de palestra sobre a prevenção da doença, a ação contará com atividades como corte de cabelo destinado à doação para instituições, e o “Dia da Beleza”, com a colaboração da Embelleze e da Mary Kay.

Beleza e empoderamento
Mais do que a preocupação com o conforto e a beleza, as lingeries da Del Rio são pensadas para todas as mulheres se sentirem bem, segundo a gerente de estilo Ana Claudia Gurgel. “A mulher, hoje, quer mais coisas. Ela se preocupa com o se vestir bem, com a modelagem. A beleza é só um dos detalhes, ela quer uma lingerie que se adeque ao seu biotipo”, frisa.

Bruna Coracini, 28, tem prótese nos seios há mais de dez anos e não conhecia a Del Rio até comprar, no último mês, seus dois primeiros sutiãs da marca. “A dificuldade de quem tem prótese é achar um sutiã que veste bem, que tem um designer legal. A maioria dos sutiãs assim tem bojo ou aro, então é difícil ficar bom com quem tem prótese”, cita.

Quando achou o modelo da Del Rio triangular em renda, forrado na área do bojo, Bruna ficou extremamente satisfeita. “Só comprei dois, porque na loja só havia duas cores! Ele veste muito bem, confortável e é lindo. A maioria das minhas familiares tem prótese, então como é uma coisa boa, eu acabo indicando”, afirma.

As lingeries hoje já deixaram de ser uma mera peça de roupa e são também acessórios de empoderamento das mulheres. “A lingerie tem importância muito maior do que tinha no passado. Pode agregar na roupa externa, valoriza um decote, é um detalhe da roupa nas costas, aumenta o seio, disfarçando uma barriga. São vários atributos que podem melhorar o visual”, completa Ana Claudia Gurgel.

Contatos

E-mail
opovo@opovo.com

Fale conosco
opovo@opovo.com

Acompanhe Outubro Rosa através das redes sociais:

Para dúvidas ou sugestões deixe sua mensagem: